Curta esse post nas redes sociais!

jack-daniel-n7-2

JACK DANIEL’S não é simplesmente um Whisky. É como se você estivesse bebendo goles de pura história. O gosto é suave e seco, o cheiro é inconfundível e a garrafa quadrada com rótulo preto um verdadeiro ícone americano. Todo bom apreciador de Whisky deve ter ao menos um JACK DANIEL’S em seu bar ou como uma referência de bebida de qualidade.

Jasper Newton Daniel, que tinha o apelido de “Jack”, nasceu em setembro de 1846, sendo o décimo filho de uma família muito numerosa. Ainda adolescente, aprendeu o processo de destilação e elaboração do Whisky com Dan Call, um pastor luterano proprietário de uma destilaria próxima ao Rio Louse. Dan preparava as bebidas com um sistema que por meio do carvão vegetal da árvore Maple, levava mais dias para adoçar o Whisky. O processo era comum no estado do Tennessee, mas os proprietários ficavam insatisfeitos com a demora e os gastos extras. Jack comprou a destilaria no ano de 1860 com apenas 13 anos de idade. Rapidamente, com a ajuda de seu primo Button, começou a distribuir Whisky em carroças até o estado do Alabama, onde vendiam a bebida aos homens que lutavam na guerra entre os estados (The War Between the States).

Seis anos depois, para fugir das altas tributações do governo por atuar na clandestinidade, Jack resolveu registrar sua destilaria, localizada no condado de Moore na cidade rural de Lynchburg, criando assim a mais antiga destilaria registrada do país. O produto era vendido em garrafas com tampa de cortiça. Para destingir seus Whisky dos demais, Jack colocou um rótulo em suas garrafas, sendo o primeiro relato de publicidade feito por uma destilaria. Durante os anos de 1880, a pequena destilaria se tornou uma das maiores do estado do Tennessee e poderia ter se tornado ainda maior se não fosse a recusa de Jack em não moer mais de 99 cestos de milho por dia para evitar que o governo mantivesse um fiscal de renda na destilaria. E assim, apenas 8 barris de Whisky gotejava do alambique por dia. Porém, não demorou muito para assistir seu Whisky  alcançar sucesso no mundo, ganhando vários prêmios internacionais, como por exemplo, a medalha de ouro na Feira Mundial de St. Louis, em 1904, competindo contra outros 20 Whisky do mundo inteiro.

O destino da destilaria iria mudar em 1911. Sem conseguir lembrar a combinação para abrir o cofre da empresa, com raiva, Jack o chutou. O impacto quebrou-lhe um dedo do pé, contusão que evoluiu para uma septicemia, infecção que o teria levado à morte. Com seu trágico falecimento, a destilaria foi deixada como herança para seu sobrinho, Lem Motlow. Devido à lei seca instituída nos Estados Unidos – a lei começou dez anos antes no estado do Tennessee e se estendeu por mais alguns anos depois de revogada – a destilaria ficou proibida de produzir seu principal produto. Para não interromper a produção, ele transferiu a destilaria para as cidades de St. Louis e Birmingham nos primeiros anos da lei seca. Porém, sua intenção de driblar a lei não teve êxito, pois não contava com as águas da nascente de uma caverna perto de Lynchburg, que faziam do produto um Whisky  único. O jeito foi diversificar os negócios durante o período da proibição, investindo em propriedades e no comércio de mulas. Retomou as atividades em 1938 e produziu o Whisky até 1942, quando a destilaria foi proibida pelo governo americano de fabricar o produto em virtude da Segunda Guerra Mundial. Quando o governo suspendeu a proibição em 1946, impôs uma cláusula em que a produção só poderia ser feita utilizando grãos de milho de qualidade inferior. Lem Motlow, não aceitando baixar a qualidade de seu Whisky, se recusou a produzi-lo até 1947. Com a sua morte nesse mesmo ano, a destilaria passou para as mãos de seus quatro filhos, Reagor, Robert, Daniels e Connor.

Nos últimos anos, tendo como objetivo chamar a atenção de um público mais jovem, a marca investiu cada vez mais na divulgação das possibilidades de bebidas que podem ser criadas com JACK DANIEL’S (como o Maracujack e o Jack Critrus, também conhecido como Jack Lemonade), além de tentar desmistificar a ideia de que o Whisky é forte demais. Em 2011, a empresa inovou para aproveitar a força da marca: o legendário Whisky JACK DANIEL’S OLD Nº7 chegou ao mercado americano em modernas garrafas de alumínio de 350 ml. A novidade também estava nos sabores. A bebida para consumo imediato estava disponível nos sabores Whisky e cola e Whisky e gengibre.

jack-daniel-n7

Além do tradicional JACK DANIEL’S Old No. 7 e de uma versão mais leve e menos madura (vem em uma garrafa com um rótulo verde), a destilaria produz mais 2 tipos de Whisky da marca:

GENTLEMAN JACK RARE TENNESSEE WHISKEY

whisky-jack-daniel-gentleman

Lançado em 1988, utiliza os mais refinados ingredientes naturais na sua fabricação: milho, centeio, malte de cevada e água isenta de ferro. Tem como grande diferencial ser filtrado duas vezes em carvão: uma antes e outra após o envelhecimento, garantindo assim sua suavidade.

JACK DANIEL’S SINGLE BARREL

jack-daniels-single-barrel

Whisky obtido através de um único barril, que normalmente fica no topo da pilha no armazém de envelhecimento, por 8 anos. O precioso líquido é engarrafado manualmente em elegantes garrafas de 750 ml, que levam a assinatura do Mr. Jack em alto relevo no vidro. Além disso, as garrafas são rotuladas com o número do barril, de qual fileira do armazém foi retirado e a data que o Whisky foi engarrafado. Sua receita é guardada em segredo pela destilaria. O exclusivo Whisky foi lançado oficialmente no mercado em 1997.

Não se sabe ao certo porque no rótulo do Whisky JACK DANIEL’S está escrito “Old No. 7 Brand”. Muitos dizem que o místico número 7 significa que somente na sétima tentativa de misturas, Jack conseguiu chegar à fórmula perfeita de elaboração de seu Whisky. Muitos ainda dizem que quando Mr. Jack participou dos campeonatos de bebidas de 1904 e 1905, era o sétimo inscrito e consagrou-se campeão nas duas vezes. Por isso, como as pessoas perguntavam pelo senhor do barril número sete, ele resolveu inserir o número no rótulo. Outra hipótese é que ele tinha uma namorada diferente para cada dia na semana, por isso era chamado de “O velho das sete mulheres”. Mas isso são apenas lendas, que na verdade tornam a marca ainda mais atraente diante de seus fanáticos consumidores.

 

Compre pelo site: www.emporiobasilico.com.br

JACK DANIEL’S Não é Simplesmente um Whisky

Comentários

comentários


Post navigation


Pin It on Pinterest

Share This